Autor: Mayara Nágila Silveira da Silva; Rosangela Soares de Oliveira
RESUMO: Diante do notório crescimento no Brasil e no mundo, o turismo tem se destacado na economia e rapidamente tomando grandes proporções de mercado. Com esse crescimento do setor turístico na atividade econômica, há uma evidente tendência de expansão de mercado e consequentemente de concorrência. Dentro desse contexto surge a necessidade das empresas no ramo turístico buscar estratégias para se destacar de seus concorrentes. O objetivo principal deste trabalho norteia-se na identificação da qualificação profissional no turismo como estratégia competitiva em um complexo turístico localizado no Ceará. Os meios utilizados foram uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e realizada por meio de um estudo de caso, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como ferramenta para coleta dos dados um questionário aplicado a 23 funcionários e uma entrevista aplicada ao gerente do complexo, no mês e Março de 2014. De um modo geral, o estudo evidenciou que existe uma relação direta entre a qualificação profissional no turismo e as estratégias competitivas do complexo turístico em estudo, essa relação é reconhecida pela empresa, contudo foram identificados alguns pontos de melhorias para que a empresa possa estar ocupando uma posição competitiva favorável.
PALAVRAS CHAVES: Qualificação Profissional. Estratégia Competitiva Organizacional. Turismo.