Autor: Ivo Luiz Oliveira Silva
RESUMO: Este artigo apresenta discussões acerca do modelo de formação superior em turismo e o seu discurso oficial diante da realidade formativa da academia e os reflexos do mercado de trabalho. Necessidade de direcionar a educação superior em turismo posicionando o aluno no centro do processo educativo. Em relação à formação profissional e o mercado de trabalho, defende-se o conhecimento da totalidade a acerca do fenômeno turístico, de desenvolver a capacidade criativa e consciente do docente. A formação superior em turismo demonstra uma pluralidade disciplinar, generalista, complexa e distante da realidade local. O objetivo desse artigo é propor discussões junto aos professores, coordenadores e alunos acerca do ensino, da metodologia e da pesquisa científica levando para a sala de aula um questionamento acerca da necessidade da construção e desconstrução dos saberes. O desafio central é pensar o turismo como uma ciência. Reconhecer a formação profissional do turismólogo gestado pela leitura, pela produção científica, pelas atividades práticas e extensão. É preciso ultrapassar a educação restrita à sala de aula. Levar o aluno a uma aproximação com a realidade, provocando um movimento de conhecimentos e sabedorias, trazendo a sociedade para dentro da Universidade.