NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Digitação: o artigo deve ter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 15 (quinze) páginas, em Microsoft Word, Word 2003 ou posterior, papel A4, digitado em espaço de entrelinhas um e meio (1,5), exceto nas notas de rodapé e nas citações, nas quais deve ser utilizado espaçamento simples. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, exceto nas citações longas (recuar 4 cm, manter mesma fonte, reduzir para tamanho 10). As margens terão as seguintes configurações: superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direita, 2 cm. Os parágrafos devem ser justificados com recuo da primeira linha de 2 cm da margem esquerda. Os números de páginas devem ser colocados na margem direita superior da página.

Estrutura: cada trabalho deverá ser redigido obedecendo a seguinte ordem de estrutura: título, autores, resumo (incluindo termos para indexação), titleabstract (incluindo index terms), introdução, referencial teórico, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas. O artigo que for submetido para a revista sem seguir a estrutura apresentada no presente edital será desclassificado.

 Título: o título do artigo deverá ser escrito em letras maiúsculas (em negrito) e centralizado na página. Como chamada de rodapé numérica, extraída do título, devem constar informações sobre a natureza do trabalho (se extraído de tese/dissertação) e referências a instituições colaboradoras. Os títulos das demais seções da estrutura deverão ser escritos com letras maiúsculas, em negrito, localizados no início da linha.

Autores: os nomes completos (sem abreviações) dos autores deverão vir abaixo do título. Em caso de mais de um autor, os nomes deverão ser colocados um após o outro, separados por vírgula e centralizados na linha. Como chamada de rodapé na primeira página, deve-se indicar, de cada autor, a formação acadêmica, instituição onde trabalha e endereço eletrônico.

Resumo e abstract: devem começar com estas palavras, na margem esquerda, em um único parágrafo, contendo no máximo 150 (cento e cinqüenta) palavras e entre três e cinco termos para indexação.

Citação de autores: as citações de autores, no texto, serão feitas pelo sobrenome, seguido do ano de publicação, podendo ser da seguinte forma: Santos (2002) ou (SANTOS, 2002). Quando a citação envolver dois autores, os sobrenomes de ambos serão intercalados por “e”; havendo mais de dois autores, cita-se o sobrenome do primeiro acrescido da expressão “et al.

Referências bibliográficas: deverão ser apresentadas em ordem alfabética de autores e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) necessárias à elaboração de artigos, quais sejam NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028 e suas posteriores atualizações, quando houver.

Declaração de autorização para publicação: junto aos artigos inscritos, os autores deverão encaminhar uma declaração em que se fará constar que: 1) as opiniões emitidas são de sua exclusiva responsabilidade; 2) os direitos autorais do artigo transferem-se à revista da Instituição; 3) a reprodução de textos publicados é permitida desde que seja citada a fonte; e 4) o artigo é inédito.

Métodos de aprovação dos artigos: a Comissão Editorial analisará e aprovará os artigos que deverão compor a edição da Revista. Para tanto, podem ser solicitadas correções e/ou modificações, que devem ser realizadas no prazo estipulado, sob pena do artigo ser desconsiderado para publicação.  

 Quanto às resenhas: as resenhas críticas e informativas devem ter no máximo 6 laudas.

 Quanto à pesquisa acadêmica dos discentes: os trabalhos produzidos por acadêmicos deverão ser acompanhados de orientação docente, sendo que, na publicação, haverá co-autoria científica, no limite de três discentes-autores para um docente-orientador.