O curso de Direito da Faculdade Cearense promoveu visita ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II no dia 18 de outubro de 2014, com saída às 12h e retorno às 16h, com um tempo de permanência no local visitado de duas horas.

A visita buscou propiciar conhecimento prático aos alunos do Curso de Direito, acerca do funcionamento interno das instituições prisionais cearenses, com o intuito de fazê-los conhecer a realidade do sistema carcerário brasileiro e as possíveis contradições existentes entre o direito penal e processual penal estudado nas universidades e a sua aplicação prática.

Os estudantes que fizeram parte do evento foram aqueles que estão matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado Penal V e VI, Direitos Humanos e Execução Penal. A turma foi sob a supervisão da Profa. Teresa Cristina Pinto Moreira, do Prof. Francisco Luzimar Cunha de Moura, do Dr. Mikaelton Mathias, representante do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Ceará, e de dois funcionários da Defensoria Pública, bem como três colaboradoras da FaC, que auxiliaram os professores na fiscalização da turma.